II Encontro do Regime de Colaboração

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 22, 2016 as 08:03 | Voltar

O Conselho Estadual de Educação realizou nos dias 16 e 17 de junho o II Encontro do Regime de Colaboração do ano 2016, conforme programação abaixo.

Participaram 32 conselhos municipais de educação:

Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Jardim, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Terenos e Três Lagoas.

Após a abertura no dia 16, pela Presidente do CEE/MS Prof.ª Eva Maria Katayama Negrisolli, teve início a palestra do Prof. Dr. Pedro Antônio Gonçalves Domingues Demo sobre “Sistema de Aprendizagem”.

Na programação constavam temas de interesse dos Conselhos Municipais de Educação: educação indígena, educação especial, educação básica, fóruns municipais de educação, monitoramento dos planos municipais de educação e educação de jovens e adultos a distância.

A avaliação do Encontro pelos participantes foi bastante positiva.

Para o III Encontro foram sugeridos outros temas que serão considerados pelo CEE/MS na próxima programação.

Dia 16/06/2016

8h – Acolhida pela Presidente do Conselho Estadual de Educação de MS, Prof.ª Me. Eva Maria Katayama Negrisolli.

8h30min – Palestra “Sistema de Aprendizagem” com o Prof. Dr. Pedro Demo.

9h15min – Intervalo

9h30min – Debate sobre Educação Especial

Debatedora: Prof.ª Me. Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp – Coordenadora de Políticas para a Educação Especial – SED/MS

12h – Almoço

14h – O Fórum Estadual de Educação de MS, Fóruns Municipais de Educação e Regime de Colaboração.

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Ordália Alves Almeida – Coordenadora-Geral do FEEMS

15h30min – Intervalo

15h45min – Orientações sobre a metodologia de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação

Palestrante: Prof. Me. Waldir Leonel – Conselheiro Suplente do CEE/MS e Superintendente de Políticas de Educação/SED/MS

Dia 17/06/2016

8h – Educação de Jovens e Adultos - Educação a Distância.

Palestrante: Prof.ª  Me. Vera de Fátima Paula Antunes – Conselheira Vice-Presidente do CEE/MS

9h45min – Intervalo

10h – Educação Básica

Palestrante: Prof.ª Ana Mércia Businaro – Gestora Técnica da Educação Básica – CEE/MS