Fórum termina com debates os preparativos para a Conferência Nacional de Educação

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 21, 2016 as 08:18 | Voltar

Foi encerrado nesta terça-feira, 20, o Fórum Nacional de Educação (FNE), que antecede as primeiras etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae) agendada para 2018. Reunindo representantes da sociedade civil e do poder público, o evento promoveu debates sobre os temas da próxima edição da Conae: a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE). Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica foram alguns dos temas discutidos.

A secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, abriu os trabalhos da conferência, lembrando que “a educação pública brasileira é o principal objetivo da luta da equipe do Ministério da Educação”. Ela defendeu um “diálogo franco, aberto e respeitoso”, de forma que prevaleçam “as diferenças e o pluralismo de ideias”.

Já o coordenador do FNE, Heleno Araújo, explicou que entre as definições que devem ser encaminhadas pelo Fórum está a criação de um documento de referência para orientar as conferências municipais previstas para março de 2017.

“Esse trabalho que nós discutimos aqui foi para organizar a atuação do FNE e tomar as providências necessárias para que até o final do ano o documento referência esteja pronto e em condições de iniciar a etapa municipal em março do ano que vem”, observou Heleno, ao explicar que o monitoramento do Plano Nacional de Educação e a organização da Conae são atribuições do FNE, realizadas a cada quatro anos.