Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 29, 2017 as 14:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2017). O estudante deverá, primeiramente, consultar as informações constantes no Manual de Procedimentos 2017, como a ficha de inscrição, no link http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2017 e elaborar um projeto de lei de sua autoria, conforme as orientações presentes nos materiais disponíveis para consulta. Outro canal de informações é a página do PJB no Facebook, Parlamento Jovem Brasileiro, @parlamento.jovembrasileiro.

Após finalizar a etapa da elaboração do projeto de lei e do preenchimento da ficha de inscrição, o estudante deverá providenciar os demais documentos solicitados no Manual de Procedimentos e encaminhá-los em formato digital à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por meio do correio eletrônico matogrossodosul.pjb2017@gmail.com, até o prazo máximo: 9 de junho de 2017.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa proposto pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias de Estado de Educação e acontece anualmente destinado aos jovens com idade entre 16 e 22 anos, matriculados e frequentes no 2º, 3º ou 4º ano do ensino médio regular, técnico integrado ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O PJB tem por objetivo possibilitar aos jovens estudantes brasileiros a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar durante cinco dias, momento em que tomam posse e atuam como deputados jovens na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Durante o período da legislatura, que será entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017, os deputados jovens têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções, que ocorre de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados e por meio da tramitação das proposições apresentadas por eles no processo seletivo.