Secretário de educação básica Rossieli Soares assume Ministério da Educação, diz governo

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 6, 2018 as 13:04 | Voltar

secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva, vai substituir Mendonça Filho (DEM-PE) no comando do Ministério da Educação. Mendonça deixará a pasta para disputar as eleições, porém ainda não anunciou qual cargo vai pleitear. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação na manhã desta quinta-feira (5).

Rossieli tem 39 anos, é advogado e mestre em gestão e avaliação educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Está no MEC desde maio de 2016. Antes, foi secretário de Estado de Educação do Governo do Amazonas e presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas

Também ocupou outros cargos como assessor jurídico e diretor de planejamento no governo amazonense, apesar de ser natural de Santiago, no Rio Grande do Sul.

Integra o Conselho Nacional da Educação (CNE), na Câmara de Educação Básica, e teve participação ativa na política de reformulação do ensino médio e na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e ensino fundamental, homologada no ano passado.

Por lei, os ministros que quiserem se candidatar na eleição de outubro precisam deixar os cargos seis meses antes do pleito, prazo que termina neste sábado (7).

Mendonça Filho é natural de Recife, foi governador e vice-governador de Pernambuco (1999-2002 e 2003-2006). Também foi secretário de Estado, deputado estadual, deputado federal.

Para assumir o Ministério da Educação em 26 de outubro de 2017, se licenciou do mandato de deputado federal na legislatura de 2015 a 2019.

Propostas

O político ficou conhecido por ser o autor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que instituiu a reeleição para cargos do Executivo, inclusive presidente da República, a partir de 1998. A medida permitiu que Fernando Henrique Cardoso e depois Lula e Dilma tivessem um segundo mandato consecutivo.

Entrou para a política pouco depois de completar 20 anos. Foi eleito deputado estadual, em 1986 – o mais novo do Brasil na época. Exerceu dois mandatos seguidos na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Mendonça Filho fala sobre a saída do Ministério da Educação

Fonte: MEC