Fórum Nacional do Conselhos Estaduais de Educação é realizado em MS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 19, 2019 as 14:39 | Voltar
Por Adersino Valensoela Gomes Junior - SED/MS

No ano em que comemora 40 anos de criação, o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul sedia a LIII reunião plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal.

Campo Grande (MS) - Nos dias 30 de outubro a 1º de novembro, conselheiros estaduais de Educação de todo país, estiveram reunidos, no Centro de Formação Professora Doutora Mariluce Bittar, durante Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal, onde ocorreu a LIII reunião plenária.

Durante a realização do fórum, os conselheiros tiveram oportunidade de discutir diversos temas, no primeiro dia, o palestrante professor Dr. Pedro Demo, abordou sobre “Aprender como Autor” e teve como conselheira moderadora a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MS), Eva Maria Katayama Negrisoli.

No Fórum foram formadas 5 mesas: na mesa 1 a temática foi “Formação Docente”, com conselheira, vice presidente do CEE/SP, Ghisleine Trigo Silveira e moderadora a presidente do CEE/CE, Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira; na mesa 2 o tema foi “Ensino Médio – Desafio e Perspectiva na construção do Currículo”, ministrado pelo coordenador do ProBNCC/MEC, Danilo Leite Dalmon, Suely Menezes, conselheira da Câmara de Educação Básica no CNE, Eduardo Deschamps, presidente da Comissão Formas de Oferta do Ensino Médio no CNE e como moderadora a conselheira Maria José Novais Cerutti, presidente do CEE/ES .

Oscar Alves, presidente da CEE do Paraná, abrindo os questionamentos ao secretário da SETEC/MEC Ariosto Antunes Culau (Foto: Juarez Júnior)

Na mesa 3 a temática foi “Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI das Universidades”, como conselheiro Jorge de Jesus Bernardo, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (SEMSG) e Conselheiro Vice-Presidente da Câmara de Legislação e Normas do CEE/GO, o moderador foi o conselheiro Mário Sérgio Mafra, presidente do CEE/DF.

No último dia, durante as discussões da mesa 4, a secretária de Estado de Educação Cecilia Motta acompanhou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, que abordou sobre “O Regime de Colaboração na Educação Profissional”.

Secretário da SETEC/MEC explanou sobre sua pasta e respondeu os questionamentos dos conselheiros estaduais de educação, “ por ser planejador, trabalho com as evidências, buscando as informações para ter um quadro mais específico e tomar as decisões, com relação ao Pronatec, a missão é corrigir falhas identificadas pelos órgãos de controle, identificação mais adequada da demanda de formação, baseado em diagnóstico, levantamos junto ao setor produtivo, ofertar cursos com custos menores, isto já está sendo efetuado dentro da pactuação”.

Secretário do FETEC/MEC Ariosto Antunes Culau durante a mesa 4 com abordagem sobre regime de colaboração na educação profissional (Foto: Juarez Júnior)

Com relação a nova pactuação em Mato Grosso do Sul, o secretário Ariosto Culau mencionou que criou um grupo de trabalho, “ este GT envolve Secretaria de Estado de Educação, institutos, Sistema S, bem como os Ministérios da Economia e da Educação para rever os valores referenciais de preços baseados na complexidade de cada curso”, finaliza secretário Ariosto.

O fórum encerrou com mesa 5, onde a abordagem foi referente a “Educar pela pesquisa: Da Teoria à Prática”, com professora Ernângela Maria de Souza Calixto, diretora da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva Moderadora, tendo como moderadora a conselheira Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, presidente do CEE/RS. “Após todas das discussões pertinentes à Educação com conselheiros estaduais, com reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e do Distrito Federal, com abordagens sobre regime de colaboração, regimento do FNCE e eleição da nova coordenação do FNCEE, também foi elaborada a carta de Mato Grosso do Sul”, finaliza presidente do CEE/MS Eva Katayama.

Publicado por: hdaher@sed.ms

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.