Assembleia Legislativa homenageia personalidades no Dia Estadual da Educação Especial

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 11, 2016 as 07:16 | Voltar

Na sexta-feira, dia 1º de abril, em comemoração ao Dia Estadual da Educação Especial (30/03), a Assembleia Legislativa homenageou personalidades do Estado envolvidas nesta causa.

Propositor da homenagem, o deputado estadual Pedro Kemp, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, abriu a sessão solene com as seguintes palavras: "A educação especial evoluiu em termos de conceitos, paradigmas e legislações. Hoje, muitos alunos estão inseridos no sistema formal de ensino, porém precisamos continuar avançando para que todos possam se beneficiar da educação escolar, considerando as diferenças e as necessidades especiais de cada um. Mato Grosso do Sul sempre foi referência na educação especial para o Brasil e sempre esteve à frente na implementação de políticas e serviços educacionais especializados para alunos com deficiência, condutas típicas e altas habilidades. Esta solenidade é uma forma de prestar homenagem a todos os profissionais, familiares e segmentos da sociedade organizada envolvidos com o processo de escolarização da pessoa com deficiência”.

Participaram também da solenidade as seguintes autoridades: o procurador do Trabalho Hiran Sebastião Meneghelli Filho, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fabio Edir dos Santos Costa, a reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, Leocádia Aglaé Petry Leme, e a presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisolli.

mesa-ep

As homenagens foram prestadas às seguintes personalidades:

• Maria Cecília Amendola da Motta - secretária de Estado de Educação
  • Eliza Emilia Cesco - presidente de honra da Associação Pestalozzi de Campo Grande
  • Ana Carolina Ali Garcia - procuradora de Estado
  • Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira - coordenadora da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes)
  • Gysélle Saddi Tannous - presidente da Federação das Associações Pestalozzi de Mato Grosso do Sul
  • Lúcia Inês Siqueira Borges Buainain - pedagoga
  • Maria Lúcia Nogueira Fernandes - fundadora da Sociedade Educacional Juliano Varella
  • Romilda Paracampos de Almeida - diretora da Associação Pestalozzi de Campo Grande
  • Adriane Bellei  - membro da Diretoria da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA)
  • Luciano Furtado Loubet - promotor de Justiça
  • Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp - coordenadora da Coordenadoria de Políticas para Educação Especial, da Secretaria de Estado de Educação.

Eliza Emília Cesco, que também é membro da Câmara de Educação Profissional e Educação Superior, do Conselho Estadual de Educação, recebeu homenagem especial – a Medalha de Professor Comprometido, por sua importante contribuição para o desenvolvimento da educação especial no estado.

eliza

Ao fazer seu pronunciamento, Eliza Cesco destacou os avanços e agradeceu a homenagem, com estas palavras; “Recebo com muita alegria e a divido com todos os companheiros, professores e estudiosos da área, que têm se dedicado na constituição de grupos de defesa de políticas que acolham a diversidade. A Assembleia Legislativa tem sido uma parceira fundamental na defesa dos direitos dessas pessoas. De fato, os deputados estaduais têm representado a sociedade. O acervo de normas e leis é consistente e os cidadãos não estão desamparados”.

A solenidade contou com apresentações da Banda de Percussão Girassol, dança da Associação Pestalozzi de Campo Grande e da Banda Down Rítmica Juliano Varella.