Campo Grande recebe a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 4, 2015 as 09:12 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em busca de uma abordagem mais ampla para implementação de políticas para pessoas com deficiência, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso do Sul – com o tema: “O desafio na implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, está debatendo as políticas setoriais e assuntos que afetam os direitos humanos, como gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e o Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de Mato Grosso do Sul (Consep), conta com a participação do coordenador de Políticas para a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Ronaldo Rodrigues Moisé, e segue até esta sexta-feira (4), na Escola do SUAS/MS – Mariluce Bittar, Rua André Pace, 630 – Bairro Guanandy.

Em Mato Grosso do Sul há 526.979 mil pessoas com deficiência, o que representa 21,50% da população do estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Censo 2010. Norteados por esses dados, o objetivo principal desta conferência é discutir estratégias e soluções para as barreiras que dificultam a inclusão da pessoa com deficiência.

Para Rosana Puga de Moraes Martinez, presidente do Consep, a conferência é de suma importância para que Mato Grosso do Sul tenha representatividade na Conferência Nacional. “Precisamos emplacar propostas que vão melhorar a vida das pessoas com deficiência aqui em nosso Estado. Dentre as propostas as mais almejadas são a criação de conselhos municipais pelo menos nas regiões pólo; na questão da saúde, acesso a tratamento e medicamentos específicos que não estão na relação do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliação dos centros de referências, demandas de acessibilidade e mais pactuações efetivas”, reforçou a presidente.

Participam os delegados eleitos nas Conferências e Fóruns municipais e regionais, conselhos municipais, autoridades convidadas, palestrantes e representantes do Governo do Estado, com estimativa de 250 pessoas.

IMG_7305[1]

Conferências – Conquistas dos movimentos sociais, as conferências são instâncias de deliberação e participação social, destinadas a produzir diretrizes para a formulação de políticas públicas nacionais, precedidas por discussões regionais. Por ser uma realização do Executivo, são convocadas por seus ministérios e secretarias, organizadas tematicamente e realizadas com participação paritária entre governo e sociedade.

Fonte: Sedhast

Publicado por: Maria de Lourdes da Silva Marques