Educação de Mato Grosso do Sul encerra o ano com conquistas e metas para 2016

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 23, 2015 as 07:55 | Voltar

Campo Grande (MS) – O ano letivo de 2015 chegou ao fim para os 255 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino, que agora podem aproveitar as férias e encontrar os amigos ou ainda estudar um pouco mais em casa e se preparar para 2016. Para os professores, é hora de fazer um balanço sobre 2015, como Alan Silus, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande. “Este foi um ano tranquilo. Tudo correu muito bem e eu estou feliz com o índice de aprovação e nível de aprendizado das minhas turmas. A minha expectativa é que isso se repita ano que vem, fazendo de 2016 um ano ainda melhor”, diz.

eduarda

Entre os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, de Campo Grande, o momento é de pensar no futuro. Para Eduarda de Cassia Lima Brugeff, do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, ao entrar na escola cada indivíduo tem como meta algo para si, desde ingressar em uma universidade, encarar o mercado de trabalho ou até passar em algum concurso. Quem proporciona a base para tal ingresso, de acordo com ela, é a escola e, somada a ela, a família. “Após anos de estudos eu me formo e finalizo o meu ensino médio com muita satisfação, sabendo que sempre haverá novos desafios e obstáculos que terei de enfrentar e vencer”, destaca a estudante, já matriculada em curso de Medicina Veterinária.

joão vitor

Colega de Eduarda, João Victor Maciel Aquino vê a chegada do ano novo como um momento de reflexão. Para o estudante, é hora de fazer planos e agradecer. No caso dele, o agradecimento vem em forma de reconhecimento à escola na qual estudou. “Rememoro com certo carinho quando optei por fazer parte do sistema público de ensino. Recebi uma série de ‘conselhos’ sobre quão equivocada era minha decisão e como isso poderia afetar meus estudos, minha aprendizagem e até meu futuro. Depois de três anos estudando duro numa escola de tempo integral, eu me formo e termino esse ciclo com uma sensação de missão cumprida e sem me arrepender de ter confiado minha educação ao sistema público”, explica.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) tem criado programas para mudar os indicadores no Ideb, privilegiar a efetivação da aprendizagem dos estudantes e a valorização dos professores, como a implantação de um novo modelo de educação integral, que será iniciado nas escolas estaduais Waldemir Barros da Silva e Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, de Campo Grande, ampliando as atuais quatro horas diárias de aula por oito, com mais qualidade, passando de sistema de ensino para sistema de aprendizagem, com estudantes construtores de seu conhecimento.

O lançamento do programa “Avanço do Jovem na Aprendizagem” (AJA) tem mudado a vida de muitos jovens, entre 15 e 17 anos, que não completaram o ensino fundamental e que desejam crescimento intelectual e científico, recebendo, além de sua vida escolar, mais oportunidade para constituir-se socialmente. O programa, iniciado em 2015 em 7 municípios, estará presente em 38 a partir de 2016 e, nos municípios sem o AJA, os estudantes contam o projeto Seguindo em Frente;

IMG_0958

Por meio do projeto “SED vai às Escolas”, foi ofertada formação continuada e estabelecido o diálogo com mais de 20 mil profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul em todo o Estado. A programação incluiu a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar. Os participantes da formação – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas participam ainda de oficinas de todas as áreas do conhecimento e recebem orientações da equipe da SED sobre folha de pagamento, administração de pessoal, gestão escolar, tecnologia, educação especial, educação profissional e currículo.

Uma parceria firmada com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) vai garantir pós-graduação aos professores da Rede Estadual de Ensino. A parceria será iniciada com sete cursos de pós-graduação, latu sensu, para 2016: Educação Especial: Deficiência Auditiva/Surdez; Educação Especial: Deficiência Intelectual; Educação para as Relações Etnicorraciais; Multiletramento, Autoria e Construção dos Sentidos na Educação Básica; Tendências Contemporâneas no Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Inglesa e Língua Espanhola) e/ou Adicionais (Libras e Idiomas Indígenas); Linguística: a Ciência da Língua; e Educação Matemática.

Em 2016, após a posse dos diretores escolares eleitos, a SED oferecerá um novo curso, de aperfeiçoamento em Gestão e Avaliação da Educação Pública, com duração de 214 horas, para fortalecer os profissionais que estarão à frente das escolas e assim melhorar, cada vez mais, a qualidade da educação de Mato Grosso do Sul. Ao longo do curso, serão abordados temas como Políticas Públicas e Legislação Educacional, Avaliação e Indicadores Educacionais, Currículo e Políticas Curriculares e Gestão de Liderança. Os gestores deverão, ainda, elaborar um plano gestor, visando à aprendizagem dos estudantes, para ser executado no triênio 2016-2018.

IMG_8149

Em 2016, quando as aulas começarem, os estudantes já terão disponíveis em suas escolas os uniformes, kits escolares e merenda. Para isso, a SED já está distribuindo os uniformes nas unidades escolares desde o final de novembro deste ano, cumprindo um compromisso do governador Reinaldo Azambuja. “Temos metas e precisamos buscá-las, trabalhando com qualidade e competência e isso nada mais é do que planejamento. Nosso governador tem muito claro onde está e aonde quer chegar. E nós, da Secretaria de Estado de Educação, temos um único objetivo: melhorar a aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual de Ensino”, afirma a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

Em 2016, as aulas começarão em 15 de fevereiro para os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. O calendário escolar terá a duração de 211 dias, sendo 200 dias letivos; 6 dias de jornada pedagógica; e 5 dias de exames finais. O período de pré-inscrição na Rede Estadual vai até 8/1, pelo site www.matriculadigital.com.br, de uma forma rápida e segura.

Publicado por: Maria de Lourdes da Silva Marques

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.