• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
Governo do Estado Governo do Estado
  • Início
  • Institucional
    • Histórico
    • Galeria de Presidentes
    • Estrutura
    • Regimento Interno
    • Código de Ética
    • Calendário 2021
    • Webmail
    • Vídeos
  • Atos Normativos
    • Pareceres
    • Indicações
    • Deliberações
  • Legislação
    • Constituição Federal
    • Constituição Estadual
    • Emenda nº 53/2006
    • Emenda nº 59/2009
    • Estatuto da Criança e do Adolescente
    • FUNDEB
    • Legislação de MS
    • Legislação SED
    • Lei do Sistema
    • LDB
    • PNE – 2001 – 2011
    • PNE – 2014 – 2024
    • PEE – 2003 – 2013
    • PEE – 2014 – 2024
    • 1º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
  • Normas
    • Ed. Superior
      • Legislação
    • Ed. a Distância
      • Legislação
    • Ed. Jovens e Adultos
      • Legislação
    • Ed. Profissional
      • Legislação
    • Ed. Especial
      • Legislação
    • Ed. Básica
      • Legislação
  • Links Úteis
    • FNCE
    • Ministério da Educação
    • SED MS
    • Conselho Nacional de Educação
    • Conselhos Estaduais de Educação
    • Conselhos Municipais de Educação
    • FNE
    • FEEMS
    • ILAPE
    • Imprensa Oficial
    • Portal do Servidor

Em abertura de encontro internacional, ministro anuncia novas ações para EJA

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 26, 2016 as 07:28 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Unir a dimensão técnica-profissional à educação oferecida na vida adulta e pensar a formação de professores com uma pedagogia específica para essa modalidade de ensino. Essas são algumas das novas ações do Ministério da Educação (MEC) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As iniciativas foram anunciadas pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, durante a mesa de abertura da Confintea Brasil +6, que começou nesta segunda-feira, 25, e segue até o próximo dia 27, em Brasília. Seis anos após sediar a primeira Conferência Internacional de Educação de Adultos no hemisfério sul, o Brasil voltou a reunir sociedade civil, organismos internacionais e especialistas no tema para avaliar e discutir os avanços na área.

“Nós queremos trabalhar a ideia Pronatec- EJA e não mais separar essas duas dimensões. A formação técnica-profissional, a qualificação profissional, motiva esses trabalhadores a voltarem à escola, a voltarem a estudar. E eles podem concluir os anos iniciais, os anos finais, o ensino médio junto com uma formação”, afirmou Mercadante. Segundo o ministro, os institutos federais estão trabalhando nessa direção junto com o Sistema S para criar novas matrículas de Pronatec-EJA.

Um grupo de trabalho também já foi formado no MEC, conforme o ministro, para pensar a formação de mais professores voltados à educação de jovens e adultos. Segundo Mercadante, é importante trabalhar uma pedagogia específica dentro dos cursos de licenciatura para que os professores respondam melhor à realidade dos alunos que chegam à escola nessa etapa da vida.

Durante a mesa de abertura do fórum, representantes de organismos internacionais, como o gerente do Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida, Werner Mauch, e a secretária Geral do Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE), Katarina Popovic, elogiaram o comprometimento do governo brasileiro com a inclusão de jovens e adultos na escola.

Para Popovic, “a educação dos adultos nunca foi tão necessária e tão pouco valorizada no mundo”, ao passo que o Brasil tem “levado muito a sério” a responsabilidade sobre a educação voltada para a esse público. O ministro da educação, Aloizio Mercadante, ressaltou as políticas públicas que o país implementou desde a Confintea ocorrida em Belém, em dezembro de 2009.

Mercadante lembrou as conferências nacionais de educação ocorridas em duas edições e a criação do Plano Nacional de Educação (PNE), com metas específicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Medalha - Promovida pelo Ministério da Educação com o apoio da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e a da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o evento foi palco, ainda, da entrega da Medalha Paulo Freire. Concedida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) desde 2005, a comenda de valor cultural reconhece experiências exitosas na educação de jovens e adultos no Brasil.

Entre as 65 concorrentes deste ano, cinco receberam menção honrosa e outras cinco foram premiadas com a medalha. Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina foram os estados brasileiros que tiveram instituições agraciadas.

Assessoria de Comunicação Social

Publicado por: Maria de Lourdes da Silva Marques

Outras notícias

  • Conselho Estadual prorroga atos autorizativos com vigência em 2020
  • Conselho Estadual publica página com rol de ações normativas para período de pandemia
  • Publicado parecer orientativo para o Sistema Estadual sobre o período de pandemia
  • Conselho Estadual realiza reuniões de abril/2020 por webconferência
  • Publicada Portaria que trata de regime especial de teletrabalho do CEE/MS
Contato

Rua Lima Félix, s/n
Jardim Veraneio
CEP 79037-109
Fone (67) 3318-7080
e-mail: sec325@sed.ms.gov.br e conselho.ceems@gmail.com

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.