Estudantes destacam importância do Fies na luta pela realização do sonho da universidade

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 23, 2016 as 07:27 | Voltar

No oitavo semestre da faculdade de odontologia, o cearense Rodolfo Pedrosa, 23 anos, é enfático quando o assunto é a oportunidade que teve por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Se não fosse com o financiamento, eu não poderia estar na universidade”, afirma o futuro dentista. “Foi um grande impulso para o meu ensino superior.”

Formada em 2015, Iêda Dias, de 23 anos, também agradece ao Fies a chance de realizar o sonho de se tornar dentista. Quando tentou o vestibular para a universidade pública, ela não conseguiu pontuação para o curso desejado. Mas, graças ao financiamento, pôde se dedicar integralmente àquela que considera sua vocação.

“O programa me deu a oportunidade de formação no que eu queria. Eu recomendo muito (o Fies), com certeza”, afirma. “Ele me ajudou muito porque senão eu não teria realizado meu sonho, e no tempo que eu queria.” Profissional recém-formada, Iêda já tem a agenda concorrida.

Inscrições — Com 75 mil vagas abertas, as inscrições, em uma única etapa, para o segundo processo seletivo do Fies deste ano começam na próxima sexta-feira, 24, e seguem até as 23h59 dia 29, exclusivamente pela internet. A consulta de vagas está disponível no portal do programa. O resultado dos pré-selecionados sai no próximo dia 30.

Este processo seletivo do Fies traz uma mudança no requisito da renda familiar mensal bruta, por pessoa, que passa de dois e meio para até três salários mínimos. Assim, podem participar do processo os candidatos que, além de cumprir esse critério de renda, não tenham concluído curso superior, mas tenham concorrido em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

A divulgação dos candidatos pré-selecionados está prevista para o dia 30 deste mês. Os pré-selecionados terão, então, cinco dias úteis, a partir de 1º de julho, para concluir a inscrição no SisFies. As convocações dos selecionados com base na lista de espera serão divulgadas no período de 4 de julho a 8 de agosto.

Corte — A partir do segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso — a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.

O Edital nº 64/2016, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 17 último.