MS sai na frente e entrega a Primeira versão do Currículo ao MEC, em evento na Capital

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 21, 2018 as 13:54 | Voltar

Líder na adesão, com a participação de 100% dos municípios do interior, Mato Grosso do Sul se destacou pelo diálogo entre as prefeituras, entidades e profissionais envolvidos, fato esse destacado pela secretária Maria Cecilia. “A construção do nosso currículo foi um trabalho feito com muito empenho e todos participaram. É fundamental destacar a integração entre rede estadual, municipal e particular, a dedicação dos redatores, todo o apoio da nossa equipe – com a coordenação do professor Hélio – e de tantos outros profissionais que estiveram diretamente envolvidos”, declarou.

A entrega do documento foi um ato simbólico, mas que marcou a importância do trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul. “O mais importante é que MS assumiu um protagonismo sem precisar de nenhum empurrão, na verdade o Estado está ajudando a empurrar o Brasil por meio de um regime de colaboração. Eu aproveito esse momento para cumprimentar a secretária em nome de todos que estão aqui e também à equipe da SED que trabalha com a implementação da Base”, parabenizou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

A integração entre todas as partes envolvidas no desenvolvimento do documento também foi de grande relevância para o governador de MS, Reinaldo Azambuja. “Apresentar ao ministro essa primeira versão do currículo é um avanço extraordinário que Mato Grosso do Sul faz através do diálogo e da construção em conjunto, feito por todos e para todos. O Estado participa, bem como a Fetems e todo o setor educacional, mas também destacamos os municípios e suas secretarias, que tiveram um papel de suma importância em todas as etapas”, salientou.

O diálogo com os municípios foi fruto de um trabalho de longo prazo realizado pela equipe de implementação da Base em Mato Grosso do Sul, capitaneada pelo coordenador estadual da Base Nacional Comum Curricular/MS, Hélio Daher. “A gente iniciou o diálogo com os prefeitos para que também pudéssemos, além de implementar, construir o currículo de MS. Juntamos todas as coordenadorias regionais e reunimos os secretários municipais de educação do Estado. Com a parceria firmada com a Assomasul, nós conseguimos reunir todos os prefeitos para apresentar a proposta de universalização da estrutura curricular”, explicou Hélio.

Com a finalização da primeira versão estruturada do Currículo, o próximo passo consiste na disponibilização do documento para as escolas. A meta da coordenação do projeto é que, até o final deste ano, ele seja adequado de acordo com as recomendações enviadas aos redatores para a publicação.

“É um momento muito importante, único, que acontece por conta da parceria entre governo federal, governo estadual e as prefeituras municipais, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino do estudante sul-mato-grossense”, finalizou o coordenador estadual da BNCC/MS, Hélio Daher.