Secretaria de Educação é parceira do 10º Fórum Estadual Extraordinário FNDE

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 19, 2016 as 06:24 | Voltar

IMG_0639

Campo Grande (MS) – A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) o 10º Fórum Estadual Extraordinário FNDE – Soluções Locais: Sempre perto, para a Educação ir Longe, na Unaes, em Campo Grande, para orientar e capacitar os gestores educacionais municipais e estaduais na execução de programas e ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

IMG_0645

Na programação, capacitação sobre o Plano Nacional de Ações Articuladas (PAR), palestra do Conviva Educação e atendimento institucional individualizado do FNDE. “Neste fórum extraordinário estamos com a parceria Undime, Secretaria de Estado de Educação e FNDE, aproveitando para propiciar formação para os secretários municipais de Educação e os técnicos das Secretarias, especialmente na elaboração do novo PAR, documento que faz um diagnóstico das Secretarias e também define as ações para os próximos quatro anos”, explicou a secretária municipal de Educação de Costa Rica e presidente da Undime MS, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.

IMG_0693

O FNDE Soluções Locais oferece atendimento individualizado aos técnicos e secretários municipais e estaduais de Educação, com objetivo de sanar os problemas enfrentados, esclarecer as dúvidas e fortalecer as ações educacionais em todo o País. Esta iniciativa, em menos de um ano de atividade, realizou mais de 6 mil atendimentos em 37 encontros realizados em 25 estados brasileiros. “Depois do lançamento do PAR é o segundo Estado que visitamos. Quando venho com minha equipe, trago o que tenho de melhor para explicar os programas do FNDE como Alimentação e Transporte Escolar, livro didático, além de falar sobre andamento de execução das obras e prestação de contas. É uma oportunidade para os municípios tirarem dúvidas e esclarecimentos sobre os programas da educação do Brasil”.

IMG_0635

Por meio do PAR, os municípios recebem recursos do FNDE para aplicar na educação. “Ao invés de os secretários de Estado ou dos municípios irem até Brasília atrás dos seus recursos, da sua prestação de contas, o FNDE está fazendo um rodízio nos Estados brasileiros e pedimos que estivessem aqui porque vamos discutir o PAR e seremos orientados sobre como construir este documento, além de podermos contar com atendimento individual para esclarecimentos”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

IMG_0695

A abertura do evento foi acompanhada pelo secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro e pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama.