Secretaria de Educação realiza esta noite o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 9, 2015 as 06:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou nesta segunda-feira (7) o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), em Campo Grande, às 18h30. A formação, que vai até amanhã, recebe nesta terça-feira (8), a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

Desde julho, a SED está promovendo encontros do Pnaic em todo o Estado. O seminário final abordará o currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as diretrizes curriculares nacional da educação básica e o ciclo de alfabetização; a criança e a infância no ciclo de alfabetização; interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização; a literatura no ciclo de alfabetização; a organização do trabalho escolar e os recursos didáticos no ciclo de alfabetização; e a avaliação no ciclo de alfabetização.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Zamenhof, Irene Alves Ribeiro, o Pnaic tem sido importante para a formação e qualificação da ação docente, contribuindo de maneira positiva e significativa nas práticas pedagógicas adotadas pelos professores. “Estes encontros favorecem a troca de experiências, os momentos de reflexão, planejamento e o repensar de práticas pedagógicas, por meio de situações dinâmicas e lúdicas, visando à educação de qualidade e o exercício da cidadania”, disse.

A professora do 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual São José, Eloar Fernandes Vieira Batista, tem colocado em prática tudo o que está aprendendo, para melhorar a vida acadêmica dos estudantes. “Esta formação abriu novos horizontes para eu entender e aperfeiçoar a minha prática pedagógica, a questão da limitação da criança, cada uma tem o seu tempo de aprendizagem. O que eu vi no Pnaic contribuiu para que eu mudasse minha prática com meu aluno especial e ele conseguiu êxito na aprendizagem”, destacou.

Para Nilce Romero Lucchese, orientadora de estudo do Pnaic, esta é uma oportunidade de o professor demonstrar uma parte de seu trabalho e de fundamentar a prática de sala de aula com os estudos que participou durante o ano. “Seminários são importantes para conhecermos, avaliarmos e planejarmos novas estratégias do nosso trabalho. Queremos alcançar o objetivo de vislumbrar no País todas as crianças alfabetizadas até o 3º ano do ensino fundamental. Seria fantástico que com esta conquista, viessem o interesse dos alunos pela leitura; a possibilidade de uma aula mais lúdica e divertida, com metodologias que atendessem as possibilidades de aprendizagem dos alunos; um professor com mais tempo para o estudo e com dedicação exclusiva para a sala de aula e, consequentemente, que ele fosse mais valorizado pela sociedade”, explicou.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pnaic, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; e a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Publicado por: Maria de Lourdes da Silva Marques

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.