Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 27, 2017 as 10:02 | Voltar

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal promoveu nos dias 23 e 24 de novembro, sua XLIX Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal, no auditório Francisco de Assis, no Campus II, da Universidade Católica de Brasília, em Brasília – DF.
O encontro foi coordenado pelo Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) e contou com a participação dos presidentes dos Conselhos de Educação de todo o país.
Após a solenidade de abertura, os participantes assistiram à palestra com o tema: “O Sistema Nacional de Educação”, proferida pelo Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC – Marcos Ozório, em mesa coordenada pelo presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná – Oscar Alves.
Em seguida houve a apresentação sobre a Missão aos EUA – Modelos Exitosos e Flexibilização de Currículos , feita pela Presidente do FNCEE e do CEE-GO, Ester Galvão Carvalho.
Após o almoço, o debate teve como tema a “Formação de Professores” , ministrada pelo Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e Prof. Sênior na USP – Luiz Carlos Menezes , sob a coordenação da presidente do Conselho Estadual de São Paulo – Bernadete Gatti.
Na parte da tarde aconteceu um painel do Fórum Ampliado, com o tema “Principais desafios dos Conselhos Nacional, Estaduais e do Distrito Federal de Educação”, em mesa com a presença da conselheira Suely Melo de Castro Meneses, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e com a presidente do FNCEE e Presidente do CEE/GO , Maria Ester Galvão de Carvalho e coordenação do Presidente do Conselho de Educação do DF, do conselheiro Álvaro Moreira Domingues Júnior.
No dia 24, pela manhã, a palestra foi sobre a “Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio ”, proferida pelo Secretário da Educação Básica – SEB/MEC, Rossieli Soares da Silva , coordenado pela presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Luana Silva . À tarde houve a apresentação do Livro Histórico sobre o Fórum Nacional dos Conselhos de Educação (FNCE), elaborado pela Presidente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia , Francisca Batista da Silva; Consultor em Educação, Francisco Aparecido Cordão e Assessor de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Geraldo Grossi Júnior.
De tarde, os presidentes dos Conselhos de Educação se reuniram para apresentação dos Grupos de Trabalhos, eleição da nova diretoria do FNCEE e elaboração da Carta de Brasília.
DIRETORIA ELEITA 2017-2018

Presidente:ÁLVARO MOREIRA DOMINGUES JUNIOR – CEE/DF